Fiquei noiva, e agora?

fiquei noiva e agora

Fiquei noiva, e agora?

Fiquei noiva, e agora? Como começar a planejar o casamento? Como quero minha maquiagem, vestido, buquê? E os convidados? São tantos detalhes que se você e seu noivo decidem bancar isso sozinhos, as chances de se estressarem serão de 200% e isso não é nada saudável.

Entender a cronologia da organização de um casamento pode atenuar suas ansiedades e nervosismos. Na continuação da nossa série de conteúdos o próximo passo depois de se planejar financeiramente para seu casamento é criar o cronograma de contratação dos fornecedores. 

“Não existe uma festa de casamento igual a outra. Os sonhos não são iguais,  todos são diferentes! Isso que o torna único e especial”

Tudo dependerá dos sonhos do casal para a realização deste momento, se desejam que a cerimônia e a recepção aconteçam ao ar livre, ou a cerimônia na igreja e a recepção ao ar livre! 

Cada local terá uma infraestrutura diferente, sendo necessário formatar o evento para realizar a escolha do local de forma assertiva, se desde o início você tem dificuldade em decidir o local, saiba que a assessoria se torna indispensável na primeira reunião até o grande dia do evento!

“Nunca é a mesma cronologia para as noivas, é um trabalho individualizado, pessoal e único”. 

Existe uma ordem semelhante, comum a todos os casamentos, mas o interessante é que essa ordem varia de acordo a cultura de cada região. Aqui em Divinópolis por exemplo,  os dois fornecedores que têm suas datas esgotadas mais rapidamente são os músicos para a cerimônia e os fotógrafos.

Mas antes de definir e buscar esses fornecedores você precisa definir a data, o horário e o local para começar os preparativos e solicitar os orçamentos. 

O passo a passo que Isa desenvolve com o casal é o seguinte:

  1. entender o desejo dos noivos
  2. fazer a lista de convidados
  3. definir a data,o horário e local
  4. iniciar orçamentos e contratações

A lista de convidados 

É o primeiro ponto importante para ter uma prévia da quantidade de pessoas para escolher o local. Deve-se atentar a capacidade dos locais, pois a tendência é que a lista aumente, então para não correr o risco de contratar um local muito grande ou muito pequeno é importante fazer uma  visita técnica de preferência acompanhada com o(a) decorador(a) e/ou cerimonial para criar um evento agradável e compatível com o que vocês tenham imaginado.

fiquei noiva, e agora

E como fazer a lista de convidados?

Faça as  listas separadas, convidados do noivo em uma lista e convidados da noiva em outra. Dessa forma chegamos a um equilíbrio entre ambos. Ter essa lista em mãos ajuda também no planejamento financeiro. Considere quem vai bancar o casamento, se as famílias vão ajudar nos pagamentos, se  ficará tudo para o casal, é importante organizar isso desde o início.

Isa explica: “A escolha e a classificação dos melhores locais para a realização do casamento será conforme o número de convidados, ou seja, não adianta visitar locais e realizar orçamentos sem ter uma “prévia” do número de convidados, há locais que não comportam ou seriam grandes demais para o número de convidados.

Definindo a data e o horário

Após a lista de convidados é necessário definir a data e o horário para realizar a seleção dos locais

Verificar se o valor enquadra dentro do Budget (orçamento) do casal,  aqui o trabalho se divide em duas etapas: a emocional e a financeira. Verificar se está adequado a suprir a necessidade emocional, se irá satisfazer o sonho do casal e se possui toda a infra-estrutura necessária para a realização do evento, alvarás, etc. Disponibilizo para minhas clientes um relatório para visita técnica no local. 

Como dissemos no início do texto, o trabalho da assessoria se torna “essencial” desde o início do planejamento até o final, orientando o casal na parte emocional e financeira para juntos fazerem a melhor escolha. 

Lembrando que a melhor escolha é aquela que trará paz e felicidade para o casal. É igual realizar uma compra, muitas vezes não é sobre o valor financeiro do produto ou serviço, mas sim sobre o valor emocional de aquisição da compra”.

Criando o seu cronograma de contratações dos fornecedores

Depois destes pontos bem definidos é o momento de criar o seu cronograma de contratações dos fornecedores

Rassalto que é importante fazer duas planilhas, listar de um lado tudo o que você considera essencial para realizar o seu casamento e a outra planilha aqueles serviços e coisas especiais que seriam um “luxo” ter, mas que com um jeitinho quem sabe não entrarão na lista de itens essenciais?

Viu como é complexa a organização de um casamento? E por mais simples que você decida fazer a cerimônia terá que lidar com uma média de 10 a 20 fornecedores, e olhe lá, esse número sempre aumenta, assim como a sua lista de convidados! 

Conta pra gente o que tem achado dos conteúdos? E se tiver qualquer dúvida comenta aqui em baixo que será um prazer responder.

Isa Martins Cerimonial

Somos um dos maiores e mais conceituados espaços dedicados a noivas, madrinhas, formandas e debutantes de Minas Gerais.

O Ateliê Zephora desenvolve a Linha Premium de noivas com design exclusivo, curadoria do diretor criativo Eduardo Malta. Peças construídas com as melhores matérias-primas do mundo, mais design e qualidade para você!

Na Zephora Locação você encontra as mais sofisticadas grifes exclusivas do Brasil, além de vestidos importados para mães de noiva, madrinhas, formandas e convidadas.

Atendimento de noivas, debutantes e festa com horário agendado (37) 3222 8919 ou pelo WhatsApp (37) 98851 9849.

Avenida 1º de Junho, 1053 – Centro, Divinópolis | Minas Gerais

Comentários:

  • Marzielle

    13 de maio de 2020 at 23:36

    Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻 A organização é tudo!

Deixe um comentário