Quantos casais de padrinhos eu devo convidar?

Quantos casais de padrinhos devo convidar?

Quantos casais de padrinhos eu devo convidar?

E agora que já sabemos o quanto é importante pensar nas nossas escolhas, vamos para a segunda pergunta que vem a nossa mente: quantos casais de padrinhos eu devo convidar?

Se vocês pretendem se casar no campo ao ar livre, não há limite de quantidade de padrinhos. Mas precisam observar o “bom senso”. Se vocês escolhem muitos padrinhos como podem dizer que aquelas pessoas são todas especiais? Quando se escolhe muitos casais dá a impressão de ser uma ação que visa lucratividade, algo como mais padrinhos, mais presentes e esse não é o melhor caminho para fazer da sua cerimônia um dia memorável.

“Escolhemos 4 casais no total  porque queríamos que essas pessoas se sentissem escolhidas, muito especiais”.

Essa frase é de um Empresário que se casou com um Juiz em 2018 e essa passagem me marcou profundamente porque faz todo sentido! 

Vale a pena lembrar que não é a quantidade, mas sim a qualidade das pessoas que são convidadas a testemunhar o amor de vocês no dia mais especial de suas vidas. É sobre reafirmar laços de amizade também e o quanto essas pessoas merecem ser valorizadas por fazerem parte da história de vocês.

Casamento em Pará de Minas – Bruna e Leonardo – Foto Israel Lemos

Vamos falar num número ideal de convidados para padrinhos e madrinhas.

Não há uma regra definitiva para a quantidade, porém recomendo que escolha 4 casais. Seja dois casais de cada lado ou quatro casais para a noiva e quatro para o noivo. 

Sempre sugiro esse número pelo seu simbolismo e porque ser padrinho ou madrinha é uma das funções mais honradas e de verdadeira amizade. É como se você dissesse, através de um convite especial, que aceita aquela pessoa como amiga fiel e que sempre considerará seus conselhos. É também o clássico: “conte comigo, pois sei que posso contar com você”  

O número quatro significa a base, reflete a sustentação da vida, a estabilidade, a segurança, a certeza, a orientação plena. Não há significado mais bonito que este representando exatamente a função que os padrinhos vão desempenhar na jornada da vida junto com vocês ou ao longo da vida de vocês.

Na terra, existem quatro elementos (fogo, água, terra e ar), quatro estações (verão, outono, inverno, primavera), e quatro qualidades (umidade, calor, frio, seco). Então porque não ter  quatro casais de padrinhos? 

Agora que você já conhece esse significado tão fantástico e sensacional,  vale a pena  pensar em convidar quatro casais para ter essa belíssima representação em  suas vidas e na vida  deles!  E poder dizer para eles: o porque “nós” te escolhemos!

É diferente quando a gente tá numa cerimônia de casamento e percebemos na hora quem são os padrinhos, eles se destacam mais quando são menos casais porque foram realmente selecionados. 

Se sentir obrigada a convidar alguém não é o melhor sentimento para se ter na hora de escolher seus padrinhos, você deve respeitar os seus princípios e valores. 

E quando você tá em outro casamento e percebe que tem 10 casais para cada lado dá aquela sensação de que vai demorar ou que o casal é indeciso e queria agradar todo mundo.

 

Casamento Rafaela e Gabriel – Foto Gu Reis

 

Mas se não é possível convidar apenas quatro casais

Em caso de se casarem na igreja, precisam levar em consideração as regras da igreja antes de marcar o casamento e verificar se o espaço físico comporta os padrinhos e os convidados para que todos possam se acomodar de forma confortável e curtir esse grande dia com vocês!

Os casamentos no campo ao ar livre e espaço físico fechado,  apenas é necessário informar ao decorador(a) quando for elaborar a “planta baixa”  para que seja preparado a estrutura do espaço físico de acordo com a quantidade de padrinhos escolhidos e número de convidados!

Mas fique atenta a mais um “detalhe” o tempo de entrada do cortejo, em alguns casos demoram mais de 10min, os músicos precisam repetir a música duas vezes e ao invés de apreciarmos uma entrada belíssima, acaba se tornando o contrário, ficando cansativo para os convidados por assistirem muitos padrinhos entrando e exaustante para os músicos. Lembrem-se “menos é mais”.

Se mesmo assim você tem dificuldade para limitar a quantidade de padrinhos  porque tem um grupo enorme de amigos, o significado aqui não é escolher um casal para representar todos! Veja se todos se encaixam nas três  regrinhas básicas que são:  participação, valor e representação. Lembre-se que você não é obrigada a nada e deixe seu coração fluir!

“A melhor escolha é feita quando seu coração está em paz e ao mesmo tempo feliz! Se isso existe dentro de você é porque está tudo no lugar certo!”

Ideias para definir o dress code do casamento

Aqui começa a grande jornada na preparação do casamento! Após escolherem quem serão as pessoas mais especiais a receberem o convite para padrinhos e madrinhas, definirem a quantidade, verificar se não há excesso na quantidade escolhida, vamos precisar da consultoria do(a) decorador(a) para adentrar ao universo das cores! 

Antes precisamos verificar como será a identidade visual do casal, qual paleta de tons será utilizada na decoração da cerimônia, seja na igreja ou no campo e recepção para iniciarmos a escolha dos tons de vestidos para as madrinhas!

Você deve estar pensando como isso tudo é complexo, e é mesmo! Por isso existe a assessoria de casamento que conta com vários profissionais cada um nas suas respectivas áreas. Segue algumas orientações:

  • Definir antes a cor para as mães dos noivos é um detalhe importante que deve ser decidido com elas.
  • A paleta de tons escolhida para as madrinhas não pode ser a mesma escolhida para a decoração. 
  • Se você pretende padronizar a mesma cor para todas as madrinhas, deixe o modelo livre para elas escolherem!

Nessa etapa precisaremos da consultoria de um(a) estilista ou consultor(a) de imagem, pois a cor e modelo alteram conforme a escolha do horário e local da cerimônia!

E se você gostou de ler até aqui, vamos para o próximo passo: Como e quanto tempo de antecedência devo convidar os padrinhos?

Isa Martins Cerimonial

Sem comentários

Deixe um comentário