Etapas que definem a produção da noiva e elementos do cortejo

Etapas que definem a produção da noiva e elementos do cortejo

Já conversamos da complexidade de se planejar um casamento e da importância de um cerimonialista que te assessore bem em cada etapa. Quando chegam as etapas que definem a produção da noiva e elementos do cortejo explico sempre que encontrar profissionais que prestam uma consultoria de imagem para a noiva é garantia de beleza e emoções no altar.

Quais são as etapas que definem a produção da noiva?

Vamos passar etapa por etapa e indicarei qual profissional te auxilia neste momento. Deixo claro que não é papel da cerimonialista prestar a consultoria de imagem da sua produção, mas ela certamente pode te indicar os profissionais certos para cada etapa.

A primeira delas consiste na escolha do vestido de noiva dos sonhos com a assessoria de um estilista ou da consultora da loja que você estiver, como ocorre na Zephora Alta Costura! 

Após a definição do vestido, você segue para a segunda etapa da consultoria de imagem  na qual a profissional de make-up/hair que você escolheu vai te auxiliar com testes de maquiagem e penteados, escolha dos acessórios (véu, tiara, brincos, etc) para definirem cada detalhe da sua produção.

E por último o decorador(a) ou a florista que terão a missão de avaliar os elementos anteriores e definir junto com você o buquê que vai compor os três elementos que transformarão o seu sonho em realidade.

Planejar um casamento é de uma complexidade de detalhes tão grande que envolve a sintonia  e o auxílio de diversos profissionais interligados que chamamos de Dream Team! O Time dos Sonhos!

Mas, como escolher o meu buquê ideal?

Para escolher o buquê perfeito para este grande dia os detalhes são colocados durante a reunião com o decorador(a) ou florista. Através de uma avaliação analisando a sua estrutura física, o vestido que escolheu, a maquiagem, o acessório para o cabelo, etc…

Todos esses elementos são essenciais para a escolha e o formato do buquê ideal. Claro que é também uma questão de bom gosto e bom senso! Afinal, o buquê não precisa combinar com nenhum elemento da decoração da igreja ou da festa, é um elemento único e exclusivo da noiva!

“O elemento principal é preservar seu sonho!”

Acertar na escolha do buquê é super importante, pois as três coisas que mais chamam a atenção no início do cortejo, mais especificamente na entrada da noiva, são: o buquê, a peça que a noiva estará usando nos cabelos e seu vestido.

Essa etapa do planejamento do casamento é marcada pela assessoria indispensável de pelo menos três profissionais como disse anteriormente. 

Não adianta levar uma foto maravilhosa que você encontrou na internet e pedir para o decorador ou a florista fazer um buquê igual, pois nunca ficará exatamente igual. Lembre-se que as fotografias são tratadas, podem ter filtros, além do fotográfico de um profissional que enquadra todos os elementos com uma luz magnífica.

Torna-se essencial você ter confiança nos profissionais que escolheu com muito cuidado e carinho para fazer parte desse grande dia!

Um fato muito curioso é da origem do uso do buquê e o modo de segurá-lo na região do ventre. Diz nos registros que o buquê começou a ser adotado pelas noivas que precisavam esconder o odor e por isso os primeiros buquês eram de flores de laranjeira que exalavam o cheiro cítrico e perfumava disfarçando assim odores inconvenientes.

Daminhas e alianças que compõem elementos do cortejo

Casamento de Júlia e Thales – Foto Triangle Studio

Após a escolha do buquê para a noiva, chegou a vez da escolha dos buquês para as daminhas! E é claro que precisamos também analisar a estrutura física delas, o traje, a idade e os acessórios que serão utilizados para não correr o risco que o buquê fique mais pesado para ela segurar. Todas as informações são muito especiais para criar harmonia com todos os elementos que vão compor e eternizar esse momento.

Me recordo de um episódio em um dos casamentos que organizei em que esqueceram o buquê da daminha. A cerimônia precisava começar pontualmente, então o que fazer? Pensar numa solução rápida e improvisar…

Começamos a cerimônia impreterivelmente na hora marcada e enquanto acontecia, retiramos discretamente uma rosa branca do arranjo de cortejo e amarramos as alianças com uma fita branca muito delicada! 

No momento que a daminha entrava na igreja a noiva percebeu que haviam esquecido de entregar o buquê para a ela e ao mesmo tempo sorria de emoção ao vê-la carregar as alianças numa singela rosa branca! 

Esse momento foi eternizado por enorme beleza! É incrível como isso fica registrado na nossa memória e no nosso coração. Após alguns anos me procuraram para realizar o cerimonial justamente por esse fato acontecido que marcou também para os convidados que sabiam do improviso.

Originalmente as damas de honra tem a função de auxiliar a noiva durante toda a preparação do seu dia, portanto deveriam ser damas adultas, mas como disse em outros artigos, tudo é uma questão cultural.

Lembra dos filmes de Hollywood com temática de casamento? O estilo da cerimônia norte americana segue a tradição de convidar as melhores amigas para serem as damas de honra e essa é uma tendência que chegou para ficar no Brasil. 

E quem é responsável pela aliança?

Por mais incrível que possa parecer essa função não é da daminha de honra! Levar as alianças é a função do pajem, mas repito, tudo é uma questão cultural. Por exemplo, 30 anos atrás não existia a entrada das alianças. Era de responsabilidade do noivo levar o par de alianças e ele as tirava no momento dos votos e troca de alianças no altar. 

Este é um elemento muito simbólico e importante em toda a cerimônia. Talvez seja um dos momentos que os noivos mais se emocionam. É pela troca das alianças que selam a vontade de estarem juntos e celebram o “sim” com muito amor.

É o símbolo do compromisso de duas pessoas que escolhem viver em matrimônio. Quando falamos em casamento nada é simples! Vamos relembrar a beleza do casamento, as flores e as cores transmitem sentimentos e têm significados. 

O buquê que a noiva leva é também uma homenagem direcionada ao noivo, da mesma forma que a flor que ele usa na lapela  é uma homenagem para sua amada. 

Quando falamos em casamento, tudo além de ter um significado especial possui muita beleza! Afinal é a celebração do amor.

Quais elementos do cortejo de um casamento mais te emocionam? Quer saber mais sobre esses significados ou sobre diferentes tipos de cerimônias? Comente aqui que será um prazer esclarecer suas dúvidas.

Isa Martins Cerimonial

Somos um dos maiores e mais conceituados espaços dedicados a noivas, madrinhas, formandas e debutantes de Minas Gerais.

O Ateliê Zephora desenvolve a Linha Premium de noivas com design exclusivo, curadoria do diretor criativo Eduardo Malta. Peças construídas com as melhores matérias-primas do mundo, mais design e qualidade para você!

Na Zephora Locação você encontra as mais sofisticadas grifes exclusivas do Brasil, além de vestidos importados para mães de noiva, madrinhas, formandas e convidadas.

Atendimento de noivas, debutantes e festa com horário agendado (37) 3222 8919 ou pelo WhatsApp (37) 98851 9849.

Avenida 1º de Junho, 1053 – Centro, Divinópolis | Minas Gerais

Sem comentários

Deixar um comentário